8 de agosto de 2011

Namoro a distância ?



Para facilitar o tema, gostaria de explicar o meu ponto de vista a respeito de relacionamentos afetivos, que seriam 3 etapas no caso:

- Namoro (Conhecer a pessoa para saber se quer casar com ela.)
- Noivado (Preparar para o casamento, pois tem certeza que quer mesmo esta pessoa.)
- Casamento (Ate que a morte os separe.)

Vivemos em uma época muito privilegiada. Antigamente as pessoas conheciam e se relacionavam apenas com o circulo de relacionamento em que estiveram durante toda a sua vida, a não ser que acontece-se de fato uma mudança geográfica por motivos de trabalho. Relacionamentos a longa distancia aconteciam apenas quando as pessoas se conheciam durante as ferias ou em ocasiões especiais! Naquela época, alguns destes relacionamentos deram certo, e se você pensa que namorar a distancia é difícil hoje em dia, imagine como era então: Não existia e-mail, não existia msn, não existia skype e muito menos webcam! A comunicação era feita através de cartas, e de vez em quando por telefone, pois era muito caro ligar. Se hoje alguns sofrem por ficarem 1 dia sem receber e-mail, imaginem esperar 1 mês para receber uma carta!

De fato hoje em dia ficou muito mais fácil namorar a distancia e eu acredito que um relacionamento assim pode funcionar, desde que ambos tenham amor, dedicação e um plano. Mas quero fazer uma pergunta crucial para aqueles que pensam em namorar alguém que mora longe:

Por que você quer namorar esta pessoa, e não uma que more mais perto de você?

A resposta é simples: Pois esta pessoa é mais interessante e eu gosto mais dela do que as pessoas que moram perto de mim. Tendo em vista que você quer alguém para estar do seu lado por toda a vida, melhor escolher bem e pagar o preço. Melhor sofrer um pouco com a distância do que sofrer anos em um casamento infeliz. Se é que de fato você ama mesmo esta pessoa que vive longe, ou se isto tudo é apenas uma paixão momentânea. Vamos avaliar agora os pros e os contras:

Os pontos fracos do namoro a distância:
- Falta de relação afetiva.
- Não poder conhecer as reações da pessoa no dia-a-dia.
- Ter que adaptar horários para conversar online.
- Perder alguns eventos sociais para estar em frente ao computador.

Os pontos fortes do namoro a distância:
- Poder construir um relacionamento que não seja apenas físico.
- Avaliar se o amor é real, através dos desafios.
- Sonharem juntos e planejarem os encontros pessoais.
- Serem criativos para se surpreenderem, mesmo a distancia.

Conheço vários casais que conseguiram superar a crise da distância. Então se vocês decidirem encarar o desafio, ficam algumas dicas:

1 - Façam um plano!
Vocês só vão conseguir superar a distância se tiverem planos de se encontrarem algumas vezes, e um plano para casar. Sem isto, vocês começam a desanimar, pois o relacionamento perde todo o sentido. Conversem a respeito de projeto de vida, e se estão realmente dispostos a abrirem mão de alguns detalhes para estarem juntos. Se não estiverem, melhor não começar o namoro.

2 - Estabeleçam os parâmetros e limites no relacionamento.
Quantas vezes por semana vão conversar e em que horários? Como vão tratar com amizades do sexo oposto? Como evitar o ciúmes e ao mesmo tempo evitar que pessoas má intencionadas se aproximem? Tudo isto precisa ser conversado antes de começar o namoro.

3 - Compartilhem de hobbies juntos!
Vocês vão precisar de assuntos para conversar. Filmes, seriados, esporte, jogar alguma coisa online, etc. Estas coisas vão deixar o relacionamento mais divertido. Quando faltar assunto, lembrem-se que pessoalmente também falta assunto de vez em quando.

4 - Surpreendam o parceiro!
Envie cartas, cartoes, flores, presentes! Edite um vídeo e coloque no youtube, escreva uma música, vá além do convencional. Mas sem exageros claro, para não parecer um maníaco perseguidor.

5 - Não procurem um substituto temporário.
Em outras palavras, no dia de carência afetiva não saia por ai com outra pessoa, pois a traição vai trazer conseqüências e pode mudar a sua conduta mesmo dentro de um casamento. Se começar mal, pode terminar mal, então se tiver um amigo mal intencionado, bloqueie no msn e evite conversas desnecessárias, para o bem de seu namoro.

6 - Não escute comentários negativos das pessoas.
90% das pessoas vão te dizer que não dá certo, que a pessoa já esta te traindo, dentro de outros comentários... Tenha personalidade, faça o que você acha melhor com a sua vida e não esquente com as brincadeirinhas de mal gosto. Confie em seu parceiro, Sem confiança, qualquer coisa vai ser motivo para ciúmes.

O seu relacionamento pode dar certo? Pode sim! Mas apenas comece se esta pessoa realmente for tão especial assim para você. Pague um preço por 1 ou 2 anos e seja feliz durante o resto de sua vida com ela! Se não quiser arriscar, encontre alguém ai em sua cidade.

Por Pastor André Queiroz. (http://www.andrequeiroz.org/)

18 comentários:

Anônimo disse...

O meu namoro é a distância e pelo que eu li aqui, está muito bem Graças a Deus, amei o assunto, pq muita gente pensa que não dá certo, mas se for de Deus não há distância que impede de amar... Abraços

Tailane Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deni disse...

Po cara. já namorei a distância 2 vezes. E amor, quando é amor, não precisa do tato pra torna-lo verdadeiro. Acredito que se for amro de verdade, não toma barreiras. Gostei do tema. :D Deus abençoe a milhão.

Anônimo disse...

Adorei !! E a proposito, já tive 2 relacionamentos á distancia, que durou mais o menos, uns meses, mais depois acabou . . . Mais a todo instante, curti demais essas 2 pessoas =) , msm á distancia, amava eles mtmtmt [....]
Bm, q Deus abencoe vc amado, bjs :*

Anônimo disse...

Namoro a 2 anos a distância e a base disso é DIALOGO e COMPREENÇÃO!!
Quando a gente encontra o amor da nossa vida, todas as barreiras que vem se tornam MUITO pequenas!!
Amo o meu namooooooorado!
E Vivemos fazendo planos, e sonhando com o nosso proximo encontro...
Ah, e vale a criatividade também, você fode fazer coisas super fofas!
Eu mesmo adoro deixar mensagens offline no msn dele, e quando ele vê, sempre fica aquele ar de surpresa!!
Bom, se é amor mesmo, não desistam!!
Eu mesmo, não vou sossegar até conseguir dormir e acordar juntinho do meu principe!! rsrs...
Beijos, e boa sorte!

katryne... disse...

Boa muito boa essas dicas.Bom eu namoro á distância,nasci no paraná e quando tinha 11 anos fui embora para o maranhão(mas sempre tive o sonho de voltar para o PR),lá conheci meu namorado todos meus familiares o conheciam e acabei o conhecendo e namorando,namoremos por 2 anos(um perto do outro),antes de completar 1 ano de namoro ele me disse que estava pensando em ir embora para o Pará e pediu para mim esperar mas nessa época nosso namoro não era muito bom por isso não aceitei(sabia que não conseguiríamos o nosso amor ainda não suportaria)e ele acabou não indo também(ainda bem)mas um pouco antes de completar 2 anos de namoro meus pais começaram a fazer os planos para voltarmos para PR(era meu sonho se realizando não podia abrir mão dele pelo meu namorado para que mais tarde não jogasse na cara dele que não realizei meu sonho por causa dele,e tambem não temos idade para casar)e falei com ele conversamos e concluimos que não iriamos desistir sem antes tentar(dessa vez sentia que o nosso amor suportaria)então aceitamos o desafio de um namoro á distancia.Vim embora para o PR e ele depois que fui embora foi embora para o PARÁ. Já se passaram mais de 3 meses continuamos junto,além das calunias,dos comentarios,duvidas e incertezas continuamos orando a Deus.SE vai dar dar certo? não sei,Deus ainda não confirmou,mas não paro de orar,só pararei de orar por nós quando o Senhor dizer que o desejo do meu coração não faz parte dos planos dele.E se Deus confirmar?a distância não será nada, o tempo será nosso aliado para vermos como sentimos falta um do outro...que Deus me responda e me ajude a lutar...Ámem.

Anônimo disse...

OLA !!! A PAZ ME CHAMO ANDREIA E NAMORO A DISTANCIA A UM ANO ... MEU NAMORADO E AMERICANO E ORAMOS A DEUS PARA ABRIR AS PORTAS PARA QUE NOS VENHAMOS A FICAR JUNTOS ... EU CREIO NO NAMORO Á DISTANCIA QUANDO DIRECIONADO POR DEUS. ELE É FIEL E SABE O MELHOR. JA FUI MUITAS VEZES QUESTIONADA E ATE MESMO " RIDICULARIZADA " POR CONTA DO MEU RELACIONAMENTO, MAS NUNCA ME SENTI ABATIDA PRO QUE SINTO PAZ NO CORAÇAO E CERTEZA QUE O SENHOR JESUS É QUEM ESTA PROJETANDO TUDO ISSO PARA MIM.
A PALAVRA NOS DIZ:"ACASO SOU APENAS DEUS DE PERTO? NAO SOU TAMBEM DEUS DE LONGE?" JR 23:23 .CREIA CONFIE E ESPERE EM DEUS

Anônimo disse...

olá ! confeço muito bom , namoro a distancia a 2 anos e meio samos da igreja evangelica , amo muito ela fasso muitos planos quero esta sempre ao lado dela , mais infelismente não da por enquanto , mais o nosso amor é maior do que todas as nossas barreiras , fico sonhando e seio que Deus aprovo nosso planos .

Anônimo disse...

Amei esse tema e as dicas! Namoro a distancia a 9 meses. Somos cristão e sabemos o que queremos pro nosso futuro! Estou feliz, pois existe amor em nosso relacionamento! É ruim ficar longe da pessoa amada, mas Deus tem nos abençoado! E temos um propósito em comum que é o desejo te ter uma família que adore a DEUS. Beijos!

Anônimo disse...

Pra mim ter um RLD, é fácil , assim demostra que a pessoa tem um carinho especial, pois ter um RLD, pra muitos é um pesadelo, vivo em um relacionamento a 7 meses e o conheço a 4 anos e sinto que Deus esta no controle de tudo. Claro que as vezes é ruim, pois sentimos saudades. Ele é da espanha e eu do Rio de Janeiro, nossa que longe né, isso é amor.

Anônimo disse...

Meu namoro é a Distância. E até mesmo minha mãe já quis colocar o sentimento de desconfiar dentro de mim.
Mas foi repreendido, afinal onde Deus está desde o começo, Ele estará no meio e conduzirá um lindo fim juntos.

Anônimo disse...

namoro a distancia e msm nos 2 sendo evangelicos . ainda eh muito dificil,eu a amo ,mas alem de ser muito ciumenta ele tbm eh..

Anônimo disse...

Sou evangélica Conheci um rapaz de outra cidade que também é evangélico que diz gostar muito de mim eu também estava começando a gostar dele mais o dispensei com medo da distância e da minha família agora NÃO SEI O QUE FAÇO

Anônimo disse...

Sou evangélica Conheci um rapaz de outra cidade que também é evangélico que diz gostar muito de mim eu também estava começando a gostar dele mais o dispensei com medo da distância e da minha família agora NÃO SEI O QUE FAÇO

Anônimo disse...

EStou namorando á uma semana, eu moro em Ubatuba litoral de Sp. e ele mora no estado do RJ. estávamos orando e Deus confirmou nosso relacionamento, é um pouco dolorido ñ poder estar ao lado dele, mas sei q vai valer a pena. Afinal, Deus esta no controle. a base de um namoro á distancia sem dúvidas é a CONFIANÇA, sem ela ñ adianta arriscar... q Deus abençoe!!!

Anônimo disse...

Nossa, amei muito esse assunto!!
Eu namoro a dinstancia e percebi que é disso que a relação precisa!!
Muito obrigado!
Amei!
Deus te abençoe .

Anônimo disse...

Meu namorado mora em Sp, e eu no maranhão, ate agora ta dando muito certo, e com esse assunto ficou melhor ainda!!

Anônimo disse...

Gostei do tema... A minha relação é reçente, mais com uma pessoa que eu já gostava a bastante tempo na igreja, simplesmente eu limitava a irmã porque eu estava prestes a viajar, mais Deus confirmou a nossa relação antes da minha viagem e pelo tempo que farei distante dela no físico, as vossas histórias só me dão mais forças de continuar a amar a minha amada. Obrigado!!!