7 de agosto de 2011

O Conselheiro


O conselheiro, esse é o titulo dado ao Espírito no evangelho de João, capítulo 14 a 17.
Os discípulos haviam, tornado sua última ceia com o mestre. O coração deles, pensando na partida do mestre, estava triste, e estavam oprimidos pelo sentimento de fraqueza. Imagino os discípulos falando um com os outros, Quem nos ajudará quando ele partir? Quem nos ensinará e nos guiará? Quem estará conosco quando pregarmos e ensinarmos ? COmopdoemos enfrentar um mundo hostíl? E eu fico a imaginar Jesus falando.." E eu pedirei a meu Pai, e ele lhes dará outro CONSELHEIRO para estar com vocês para sempre (Jo. 14:16)

A palavra "conselheiro" ("paracleto", no grego e no latim, advocatus) siginifica alguém chamado para ficar ao lado de outra pessoa, com o próposito de ajuda-lá em qualquer eventualidade especialmente em processos legais e criminais.
A vinda do conselheiro não significa que Cristo cessou de ser o intercessor, "o Justo" de seu povo. Assim como Cristo é "paracleto" no céus, o Espírito é "paracleto" na terra.
Jesus não habitava no interior dos homens; pelo Espírito, ele pode habitar na profundidade de nossas almas.

Certo escritor esclareceu essa verdade da seguinte maneira?

Se ele tivesse permanecido na terra em sua vida física, teria sido somente exemplo a ser copiado; mais, desde que ele subiu a seu Pai e enviou o seu Espírito, ele passou a representar uma vida a ser vivida. Se tivesse permanecido conosco, vísivel e tangível, sua relação conosco seria meramente como a ideia e a inspiração que produzem a verdadeira obra de Arte. Se tivesse permanecido na terra, ele teria sido objeto de prolongada observação de estudo cientifico e jamais habitaria em nosso interior, seria sempre externo a nós: uma voz externa, uma vida externa, um exemplo externo[...], mais graças a seu Espírito, agora ele pode viver em nós como a verdadeira alma de nossa alma, o verdadeiro Espírito de nosso espírito, a verdade de nossa mente, o amor de nosso coração e o desejo de nossa vontade.

(Myer Pearlman) 

0 comentários: