13 de março de 2012

SIMBOLOGIA CRISTÃ - O PEIXE (IChThYS)


Atualmente, muitas pessoas, procuram usar símbolos que as identifiquem como cristãs, e a maioria das pessoas pensa que o símbolo de uma Cruz é o verdadeiro símbolo cristão, ledo engano, a Cruz nada mais é senão o instrumento de morte mais cruel dos tempos de Jesus e, todos sabem, que foi o instrumento usado na morte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que, embora não tivesse nenhum pecado, morreu, por nossos pecados, portanto, usar uma Cruz como símbolo é o mesmo que, por exemplo, se um parente seu tivesse morrido, digamos, cortado com uma faca e você adotasse o símbolo da faca como pingente ou adesivo no seu carro, você estaria apenas fazendo menção do instrumento que teria sido usado para cometer tamanha crueldade e, em primeira instância, essa imagem sempre te remeteria a uma lembrança triste, logo, aqueles que usam uma Cruz (seja como pingente no pescoço, adesivo no carro, etc.) tacitamente, fazem o mesmo.
Contudo, os cristãos dos primeiros séculos, onde estes sofriam perseguição e muitos deles sofreram martírios, hora sendo queimados em fogueiras, hora sendo jogados aos leões nas arenas romanas, adotaram como símbolo de sua causa (causa esta extraída das palavras do Senhor Jesus dirigidas a Pedro e aos demais discípulos que “de agora em diante sereis pescadores de homens”) dois arcos que juntos formam um peixe, como mostrado na figura acima.
E as causas para adoção deste símbolo são muito inteligentes e demonstram toda a astúcia e prudência dos nossos irmãos dos primeiros séculos com um toque de agente secreto que nem mesmo James Bond ousaria sonhar com tamanha simplicidade e ao mesmo tempo moderna sofisticação literária e artística.
Assim sendo, temos que a palavra grega para peixe é IChThYS e as suas cinco letras formam o acrônimo grego com a frase: Iesus Christus Theou Yicus Soter, que quer dizer: Jesus Cristo Deus Filho Salvador. O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé, onde, para um cristão identificar se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe.
Foi assim que nasceu o verdadeiro símbolo do Cristianismo e, portanto, de todo aquele chamado por Deus para ser pescador de homens para o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo Deus Filho Salvador!!!

2 comentários:

A ERA DOS EXTREMOS disse...

Olá...Muito esse blog...Sou um seguidor ferrenho.
Acessem meu blog e participem seguindo, comentando e compartilhando tb.

http://aleandroreflexao.blogspot.com/

Anônimo disse...

Mas amigo, me corrija se eu estiver errado: a cruz é um símbolo sagrado por ter sido ela banhada pelo sangue de Cristo.

Não importa se nela morreram milhões e que um dia, antes e depois de Cristo, ela tenha sido usada para fins sombrios.

O que importa é que Jesus fora pregado em uma e por esse mesmo motivo ela se tornou sagrada, se Ele fosse pregado em coisa que tivesse uma forma diferente de uma cruz então essa mesma coisa também se tornaria sagrada pelo simples fato do puro, santo e poderoso sangue de Jesus ter sido derramado sobre e, em suma, ter consumado os pecados de toda humanidade nesse mesmo local.

Ademais, entidades malignas têm repulsa pelo objeto ou imagem da cruz, prova de que é de fato sagrada.

Um abraço.