6 de agosto de 2013

Se Deus é bom e Todo Poderoso por que enfrentamos circunstâncias ruins???




Quando as circunstâncias ruins acontecem, quando as dificuldades nos cercam, quando as crises surgem inesperadas ou alguma perda repentina nos surpreende, na maioria das vezes surge em nós mesmos, e até naqueles que não conhecem as nossas circunstâncias, a sensação de que é um castigo de Deus, que existe algum pecado oculto, não confessado e há até quem diga que se trata de uma maldição familiar.


Nossos problemas ou crises ocorrem porque vivemos num mundo injusto e impiedoso em que há conflitos na esfera humana e certamente na esfera espiritual. Mas é nessas ocasiões que devemos lembrar o que a Bíblia diz de modo muito específico: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo ... que nos consola em todas as nossas tribulações... Temos que nos lembrar também que se as nossas dificuldades fossem respostas, castigo ou a recompensa divina pelos nossos pecados, certamente, não estaríamos vivos.



O misericordioso amor de Deus, o seu olhar compassivo sobre nós providencia consolo, sustento e ânimo para enfrentarmos as mais duras dificuldades e tribulações, pois Ele mesmo nos dá o discernimento que está nos moldando na imagem de Cristo, o varão perfeito. Deus não é indiferente às nossas crises e dificuldades. Ele age em nosso favor de muitas maneiras e, na maioria das vezes nós nem o percebemos. E ele age também através de nós para que outros em suas circunstâncias, em suas dificuldades tenham alívio e sejam abençoados.



Exemplo da soberania e da providência de Deus, nós encontramos na história do povo de Israel relatada no livro de Ester. Estudando novamente este livro me deparei mais uma vez com a grande verdade do controle soberano de Deus sobre as diversas circunstâncias que cercam a vida de cada um de nós. De início ela não percebeu, mas depois Ester foi ajudada por Mordecai e discerniu as circunstâncias daquele momento: Quem sabe se não foi para este momento que foste conduzida à realeza? 



 (Et 4.14). Ester foi elevada a rainha do império persa para que juntamente com Mordecai livrasse o povo de Israel de ser destruído, morto e aniquilado (Et 7.4).



Devemos pedir discernimento a Deus para agirmos de acordo com a sua vontade. Temos que escolher se vamos nos isolar, sentindo-nos como vítimas das circunstâncias, vítimas das injustiças da vida, ou se vamos nos achegar ainda mais a Ele para sermos consolados com a Sua consolação, para sermos usados para consolar os outros e, nos colocarmos à sua disposição para sermos usados por Ele a fim de que os Seus soberanos planos aconteçam através de nós.



Podemos estar certos da palavra do profeta Jeremias: Ah! Senhor Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa... porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens... (Jr 32.17-19, ARA).Sim! Deus está atento para as nossas circunstâncias e por isso, devemos saber que agindo Deus em nosso favor, o tamanho da crise fica menor!



Que Deus nos ajude a perceber que mesmo nos momentos difíceis podemos ser usados por ele mesmo para sua glória!

0 comentários: