7 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P01 Intimidade


A passagem registrada em 1 Sm 22:1-2 sempre foi um texto muito lindo pra mim, mas a Palavra de Deus se renova e nos ensina o que precisamos no momento certo, passava por um momento de insatisfação e questionamentos com Deus quando li esse texto e um novo ensinamento pude aprender.

Se analisarmos a História de Davi nos capítulos anteriores veremos que ele passava por um dos piores momentos de sua vida, no exato momento em que se refugia na Caverna de Adulão buscava se proteger da perseguição alheia. De um lado os filisteus querem sua cabeça por Davi, com apenas uma funda e algumas pedras ter destruído o melhor e melhor guerreiro filisteu e do outro o então Rei de Israel, Saul, desejava a morte de Davi pelo medo de que ele lhe tirasse a coroa. Não havia um lugar em que ele pudesse ficar tranquilo e se sentir seguro, mas em meio a esse caos, Deus o conduz a uma experiência fantástica que nos traz uma lição de:  


1 - Intimidade


Ele poderia ter se refugiado em qualquer lugar, mas foi justamente para uma caverna, e esse lugar nos remete à profundidade.

Quando Davi chega naquele lugar, depois de uma jornada só, o que ele mais buscava era um momento com Deus, e naquele lugar de profundidade alcança um novo nível de intimidade com o Pai, porque é em lugares isolados e a sós com Deus que nos permitimos ouví-lo melhor e temos mais liberdade para falar com Ele.

Não havia pessoas que pudessem compreender e ajudar Davi naquele momento, então ele se refugia no único que realmente sabia o que fazer, sua intimidade com Deus era tão intensa que ele se esconde dos olhos dos homens para se expor aos olhos de Deus. 

Em momentos de confusão ou desespero, as vezes erramos por buscar uma resposta em fontes vazias, mas pior do que não encontrar uma solução é ter seus problemas expostos por pessoas que não fazem a mínima questão de te ajudar.

Somente Deus sabe quem pode ser útil num momento de adversidade, e é por meio da intimidade que desenvolvemos com Ele que saberemos em que podemos confiar ou não, porque teremos habilidade em discernir o que pensamos que Ele está querendo dizer e o que certamente Deus está falando.

Na primeira parte dessa lição que você possa se permitir ser mais íntimo de Deus e recorrer primeiro à Sua sabedoria e aconselhamento, e depois obedecer no que Ele lhe ordenar fazer...




Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.
Salmos 142:2

0 comentários: