28 de agosto de 2013

(Série Aprendendo) Na Caverna com Davi - P04 Disponibilidade para ensinar

A partir daquela caverna a jornada desses homens foi sempre ao lado de Davi, em cada batalha, em cada vitória, estiveram com ele desde os tempos de um guerreiro até os tempos de reinado, e foram estes mesmos homens conhecidos na história do Povo de Deus como os Valentes de Davi.
Os homens que estiveram endividados, amargurados e oprimidos, se tornaram os valentes de Davi, um tanto quanto contraditório, se nos esquecermos de uma figura inesquecível nessa caminhada, aquele que os liderou, Davi.
Desde que se posicionou como líder deles, Davi passou a investir na vida daqueles homens, espiritualmente, emocionalmente e intelectualmente. O pastor de ovelhas, filho de Jessé, passou a ver aqueles homens como seus auxiliares na Jornada rumo ao trono de Israel e por isso mesmo eles precisavam estar tão conscientes disso quanto ele próprio, e fez um bom trabalho, veja a seguinte passagem: E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém! Os três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água do poço que estava junto à porta de Belém, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR. E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos. 2 Sm 23:15-17.
A atitude desses 3 homens nos mostra um sentimento de gratidão ao que os ensinou, porque se não fosse por isso, eles não teriam arriscado a pŕopria vida para atender a um  simples desejo de seu líder.
Davi entendeu o propósito da Caverna, e aprendeu com a experiência, mas foi além disso, multiplicou o ensinamento e fez com alguns homens antes desprezados pela sociedade, honrados na história de um povo, ele não teve medo de que eles fossem melhor do que ele, como alguns o foram, mas dedicou o tempo que teve com eles para moldá-los à maneira de Deus e lhes apresentar a Visão que o Céu tinha deles, e para qual propósito cada um tinha ido àquela Caverna...
Que essa sequencia tenha edificado a sua vida, e se quiser, fique à vontade para compartilhar suas experiências conosco.

0 comentários: